fevereiro 10, 2012

aqua no Décimo Encontro Maringaense de Biologia

O X Encontro Maringaense de Biologia (EMABI) e a XXIII Semana da Biologia da UEM foram realizados de 14 a 19 de setembro de 2008, e diversos assuntos relacionados ao Desenvolvimento Sustentável foram discutidos. A variada Programação do evento contou com doze Oficinas, Palestras, Mini-cursos e apresentações de trabalhos. Das Palestras, os temas abordados foram: “Produtos florestais não madeiráveis: meios de vida sustentáveis e ecossistemas saudáveis” (Profa. Dra. Raquel R. B. Negrelle – Departamento de Botânica, Universidade Federal do Paraná); “aqua - Análise da Qualidade Ambiental” (Carlos A. F. De Giovanni, Analista Ambiental – ICMBio); “O Biólogo e seu conselho de classe” (CRBio – 7); “Pesca, conservação e a abordagem ecossistêmica” (Profa. Dra. Maria de Los Angeles Gasalla, Instituto Oceanográfico – USP); “Desenvolvimento sustentável: a genética pode contribuir?” (Prof. Dr. Alberto J. Prioli, Departamento de Biologia Celular e Genética – UEM); “Sustentabilidade em unidades de conservação da África do Sul” (Profa. Dra. Adriana R. Carvalho, Universidade Estadual de Goiás); “Por uma filosofia necessária na Ciência e de seu ensino” (Prof. Dr. Marcos C. D. Neves, Departamento de Física – UEM); “Bacana Ciência: falando de ecologia na internet” (Prof. Dr. Ronaldo Angelini, Universidade Estadual de Goiás); “Reflexões sobre Biologia e Cidadania” (Prof. Dr. Marcílio H. de Miranda Neto, Departamento de Morfofisiologia Humana, Museu Dinâmico Interdisciplinar – UEM). Carlos De Giovanni, em sua Palestra “aqua – Análise da Qualidade Ambiental”, abordou os seguintes itens: Formas de monitoramento ambiental; Monitoramento a partir de cursos d’água; Determinação de Agrotóxicos em Unidade de Conservação; Programa aquaIGUAÇU: Monitoramento no Parque Nacional do Iguaçu. Os resumos enviados para o X EMABI serão publicados na Revista Arquivos do MUDI na forma de um suplemento. O MUDI - Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tem como principal diretriz a integração da universidade com o ensino fundamental e médio e comunidade em geral.

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